Novo banner apresentação ESAMI

Sobre o curso

Por João Maricato

Objetivos e áreas temáticas do curso

O Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Informação tem por objetivo geral aprofundar a capacitação de profissionais de informação no contexto da Gestão e Avaliação da Informação, especificamente, nas áreas de usuários e serviços de informação, organização e tratamento da informação e administração de ambientes informacionais.

Visando atingir o objetivo geral proposto, o curso foi estruturado em 5 (cinco) áreas temáticas, cujos objetivos específicos são apresentados a seguir:

Na área de Usuários de Informação:
Conhecer metodologias para o estudo do Comportamento e Competência Informacional;
Conhecer metodologias de análise e monitoramento de redes sociais.

Na área de Produtos e Serviços de Informação:
Conhecer e avaliar Produtos e Serviços de Informação pertinentes aos contextos informacionais estudados;
Conhecer métodos e técnicas visando a Gestão de Documentos Digitais em organizações.
 
Na área de Organização e Tratamento da Informação:
Desenvolver metodologias de avaliação de fluxos de informação em ambientes informacionais;
Aplicar metodologias de avaliação em ambientes informacionais;
Construir padrões de qualidade para atividades de tratamento da informação.

Na área de Administração de Ambientes Informacionais:
Conhecer modelos de comportamentos organizacionais;
Conhecer modelos de gestão aplicados a ambientes informacionais;
Conhecer estilos de liderança e modelos de comunicação organizacionais;
Conhecer conceitos, métodos e técnicas de inteligência competitiva.

Na área Complementar:
Aplicar conhecimentos metodológicos relativos à realização de Pesquisa e Comunicação Científica em ambientes informacionais;
Conhecer Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas aos ambientes informacionais;
Construir indicadores para avaliação de produtos, serviços e ambientes informacionais.